Plataforma Central de Operações, os “dolfins” de amarração, atracação e centrais, construídas em meados da década de 1970, se caracterizam por projetos estruturais robustos, próprios para as finalidades de um atracadouro, de execução em geral bem cuidada, em concreto armado aparente, sem revestimentos protetivos originais ou impostos por eventos de manutenção. Os diversos elementos estruturais estão sujeitos a um mesmo microclima (atmosferas marinha com ocorrência de respingos), com alto potencial de agressividade, notadamente pela ação de cloretos.

             A TARSO Engenharia apresentou os parâmetros teóricos que acercam os aspectos de durabilidade e vida útil das estruturas de concreto armado, as análises, inspeções, ensaios de campo e laboratório que se desenvolveram de forma a promover a coleta de dados indicativos do estado de afecção das estruturas do atracadouro, bem como determinou as etapas das investigações, interpretou os resultados obtidos das inspeções de campo, ensaios de campo e ensaios laboratoriais, analisou e discorreu sobre tais resultados e ainda emitiu Parecer Técnico quando ao estado de vida útil das estruturas e prognóstico de durabilidade, concluindo e indicando procedimentos de monitoração, recuperação / saneamento / manutenção das estruturas dos elementos de atracação e de amarração e operação do atracadouro (“pier”) do Terminal de Ilha Grande – PETROBRAS TRANSPORTES / TEBIG.

             Foi executada a recuperação estrutural das áreas afetadas, bem como a aplicação tratamento inibidor de corrosão tópico multifuncional à base de aminas orgânicas, em toda a superfície de concreto armado das estruturas. Empresa executora: RIO PROERG Engenharia LTDA.

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